A internet oferece uma série de recursos de comunicação extremamente importantes e interessantes para o desenvolvimento e vinculação de informações. Através dela a comunicação e a aproximação das culturas, fronteiras e economias tem se ampliado de um modo surpreendente.
Com a intenção de tornar acessível às potencialidades destes recursos você pode encontrar aqui informações sobre algumas ferramentas principais e sua aplicação para a promoção e ampliação da informação juvenil.
Portal
É uma página da internet que aborda diversos temas relacionados ao universo juvenil. Ele funciona como um aglomerador e distribuidor das informações juvenis para outros sites ou subsites, tornando o acesso às informações mais rápido e mais fácil.
Por meio destes portais, os jovens podem ter acesso às mais variadas informações que compõem o seu universo, que podem auxiliar no desenvolvimento dos seus trabalhos e pesquisas. Além disto, os portais de informação juvenil podem ajudar os jovens na divulgação dos seus trabalhos, eventos e notícias do seu interesse.
A maioria destes portais são sites institucionais, onde o governo federal, estadual e/ou municipal disponibiliza informações sobre ações, políticas públicas e programas voltados para a juventude. É uma ferramenta chave na sistematização de informações juvenis pela capacidade de geração e difusão por meio de sua base de dados através de links.
Conheça alguns portais juvenis aqui:
Portal da Juventude do Governo Federal e
Portal da Juventude da América Latina e do Caribe Blogs
Conhecidos como “diário online”, é um recurso no qual os jovens podem utilizar para publicar seus textos, poesias, fotografias, idéias ou qualquer outro conteúdo que estejam a fim de compartilhar com outros jovens.
Dentre os diversos tipos de blog pode-se assinalar aqueles nos quais a juventude publica as diversas ações para a promoção de políticas públicas, sejam sites de organizações, coletivos, mobilizações, articulações para eventos e grupos juvenis de atuação específica, entre outros.
Assista este vídeo que explica melhor o que é um blog:
O Brasil é o quinto país no mundo de leitores de blogs (Disponível em
Search Engine Marketing, sembrasil, 2007); O número chega a quase 9 milhões de leitores de acordo com dados do Ibope/NetRatings, no
wordpress.com a audiência de jovens chega a ser até mais de 50%. (Disponível em IDG Now, 2009).
Este número demonstra o grande potencial desta ferramenta como meio de divulgação de informação juvenil, além da grande vantagem de que, para construí-los, os jovens não precisam de um conhecimento técnico, ou seja, qualquer pessoa interessada pode construir um.
A seguir alguns exemplos: O
Blog do Projeto Juventude em Cena e
Blog do Portal da Juventude de São Paulo Podcasts ou podcastings
O Brasil é o terceiro no ranking mundial em download de podcasts (Disponível em Sem Brasil, 2007). Vários sites de podcasting são voltados para a temática jovem, eles veiculam diversas informações e podem ser um meio útil de publicar ou mesmo levantar as principais discussões juvenis. Este termo é a fusão das palavras public on demand, é uma emissão de informações áudio-visual semelhante a uma subscrição de uma revista que se pode receber via internet.
A juventude tem utilizado esta ferramenta para divulgar seus trabalhos, fazer vídeos ou colocar suas músicas e deixar disponível para quem quiser ver ou ouvir. A vantagem é que qualquer jovem pode criar um, só precisa de um microfone ou uma câmera de vídeo e uma conexão à web.
Através dos podcastings os jovens podem criar seus próprios programas em diversas temáticas que estarão disponíveis a todos. Tem crescido a febre do podcasts no país, sobretudo entre professores que têm utilizado este recurso como instrumento didático. Também aparece como uma ferramenta potencial para geração e difusão de informação juvenil.
Compreenda e aprenda a criar um podcasting:
Eis alguns exemplos de podcasts que vinculam informações juvenis:
O portal de podcasts brasileiro e
Podcultura Vídeos/blogs (Vlogs)
Os serviços de vídeo blogs aqui no Brasil são muito populares entre a juventude. É lá que muito jovens acessam um serviço de publicação multimídia que permite que compartilhem vídeos e comentários a respeito de qualquer assunto. Assim eles postam e assistem vídeos de sua preferência e trocam informações por meio de imagens que eles mesmos produzem.
Este serviço tem sido uma referência entre a juventude quando querem encontrar informações, podendo ser uma poderosa ferramenta de informação juvenil pela popularidade que ela encontra neste público.
Uma das vantagens é a gratuidade e amplitude de informações que são vinculadas neste espaço. Os Vblogs são uma excelente ferramenta de divulgação de informações juvenis, uma vez que podem ser utilizados para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por jovens ou para a elaboração de vídeos temáticos e discussão de muitos temas ligados ao universo juvenil.
Como os Vblogs podem ser utilizados com diferentes finalidades a desvantagem deste serviço pode estar relacionada à divulgação de vídeos com conteúdos que propagam a violência, o preconceito ou a exclusão social ou outros que servem para estimular a juventude apenas para o consumo.
Conheça os serviços de vlogs mais populares no Brasil:
You Tube e
Vimeo.
Boletins eletrônicos
Por meio dos boletins eletrônicos os jovens podem divulgar seus trabalhos, eventos, notícias, publicações impressas e eletrônicas, prêmios ou qualquer outro assunto relacionado às informações juvenis.
É um serviço que possibilita o recebimento por e-mail de todas as notícias divulgadas sobre assuntos do seu interesse. A vantagem deste recurso está nos jovens terem acesso a todas as informações que são de seu interesse visto que para receber boletins só é necessário um cadastro no espaço virtual. Assim eles podem manter-se constantemente atualizados acerca das notícias que mais lhe interessam. Os boletins podem ser fortes veículos de divulgação dos centros de informação juvenil, tendo em vista que eles servem como referências para algumas informações e discussões da juventude.
Como uma grande ferramenta de suporte para organizações e pessoas que trabalham com jovens para estarem informados sobre as principais discussões e oportunidades para os jovens, bem como estabelecer parcerias.
Eis alguns exemplos de boletins eletrônicos:
Datafolha Newsletter,
Rede Global de Ação Juvenil e
Boletim REJUMA.
E-mail e listas de discussão
Os correios eletrônicos ou serviços de e-mail estão entre uma das principais ferramentas utilizadas pela juventude para se comunicar. Numa pesquisa realizada pela Universia sobre a cara dos jovens internautas em 2005, 97% dos entrevistados disseram utilizar e-mail. (Disponível em universia.com.br, 2005). Muitos jovens entre 24-35 anos utilizam o celular para envio de e-mails, uma pesquisa da Nielsen afirma que 32% dos entrevistados dizem fazer uso da aplicação. (Disponível em
www.overload.blog.br, agosto de 2008)
Esta ferramenta tem uma alta popularidade pelo caráter de quebra de barreiras geográficas e a possibilidade de envio de arquivos anexados para mais de um destinatário, podendo ser grupo de pessoas. Uma das vantagens desta ferramenta é a facilidade que tem para agilizar processos e diminuir os custos com comunicação.
A desvantagem está nos spammers, os remetentes de vírus que se utilizam de arquivos e anexos. Outro problema são as fraudes de fraudadores que se utilizam de endereços de instituições financeiras para seus golpes. O potencial desta ferramenta para o sistema de informações está na possibilidade de articulação entre os diversos parceiros, na facilidade de atulização de informações via recebimento de arquivos, dados e informações in loco. Por meio de e-mails pode-se divulgar e trocar informações específicas com jovens que acessam o Portal Infojovem.
Desta ferramenta surge a lista de discussão que permite que um grupo de pessoas de maneira gerenciada troque e-mails entre todos os membros do grupo. Uma das vantagens é que uma mensagem escrita é compartilhada por todos os membros do grupo, de maneira assíncrona, ou seja, os participantes não precisam estar conectados ao mesmo tempo. Algumas listas também possibilitam a ferramenta de bate-papo para aqueles que estão on-line.
O potencial está na possibilidade de aprofundar temáticas e discussões sobre juventude e sistemas de informação junto com os jovens, bem como realizar constante atualizações sobre o universo juvenil em uma determinada localidade.
Já existem algumas listas de discussão de jovens e políticas públicas de juventude, como, por exemplo:
e-jovens e
Rede de Gestores de Juventude.
Orkut
Criado a partir da necessidade de se fortalecer e criar uma rede social de amigos, segundo o site Wikipédia, o Brasil tem o maior número de membros e cerca de 59,41% dos usuários tem de 18 a 25 anos. O orkut é uma das ferramentas da internet mais usadas e sua definição mais apropriada é de uma rede social. Veja este filme que fala sobre redes sociais:
Apesar das grandes críticas dirigidas ao Orkut, ele é uma ferramenta extremamente importante na agregação de pessoas com interesses em comum, para que elas possam se conhecer e trocar idéias.
A diversidade de ferramentas e recursos que este site oferece, permite que jovens possam acessar e se congregar em diversas comunidades e assim construir conhecimentos em torno de informações de seu interesse. Esta ferramenta é talvez uma das mais interessantes para geração de difusão da informação juvenil, visto o grande poder de alcance e aceitação entre a juventude brasileira.
Os divulgadores de informação podem criar comunidades para discutir, em fóruns, junto com outros agentes de informação e jovens, diversas temáticas de interesse juvenil. Assim como criar uma rede de comunidades relacionadas que aprofundem informações dos integrantes da comunidade.
Já existem diversas comunidades interessantes sobre juventude e participação política:
Eu queria ser jovem nos anos 60 e
Juventude contra a homofobia Skype/MSN
É por meio de empresas e softwares virtuais que hoje muitos jovens têm se comunicado de maneira extremamente assídua. Estes recursos reduzem custos e facilitam a comunicação com outros jovens de diversas localidades do mundo.
Com esta ferramenta é possível trocar arquivos, imagens e vídeos além de poder conversar gratuitamente em tempo real, com microfone e webcam.
A aceitação deste recurso entre a juventude é o fato de este serviço estar associado aos serviços de e-mail. É um recurso interessante para gerar articulação entre os dinamizadores de informação juvenil. Por meio dele, eles podem trocar informações e insumos para manter atualizado, em tempo real, os centros de informação juvenil. E a juventude pode ter acesso e tirar dúvidas com as fontes de informação.
Entre no
Skype e
MSN.
Flickr/Flog
Há também uma modalidade de rede social para imagens fotográficas. Lá os jovens podem organizar suas fotos por meio de tags e assim organizar álbuns e coleções fotográficas. Muitos jovens utilizam este serviço para o armazenamento de fotografias, como um backup.
É por meio deste recurso que profissionais da área de fotografia e muitos jovens trocam idéias e trabalhos sobre esta técnica.
Poder ser utilizado como fonte de pesquisa visual para a geração e difusão de informação juvenil. A rede conta com um blog onde os cadastrados podem discutir e compartilhar diversas imagens.
Veja aqui alguns álbuns interessantes do Flickr:
Grupo Rede de jovens e
Juventude Cidadã.
Torpedo/SMS (Short Message Service)
Atualmente é um dos serviços que mais a juventude utiliza para se comunicar segundo pesquisas da Nielsen 79,9% dos jovens (15-24 anos) mandam mensagens de texto pelo celular. (Disponível em
www.overload.blog.br, agosto de 2008).
De acordo com o “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: 2005 a 2008″, os mais jovens passaram a usar mais as mensagens em vez das chamadas de voz num percentual respectivamente de 95% para 96,1%. (Disponível no site telemoveis.com, 2009).
É um recurso de alta aceitação juvenil pela agilidade e baixo custo que ele oferece. Muitos jovens utilizam esta ferramenta para mobilizar atividades e ações, bem como comunicar de maneira rápida algumas informações que obtêm pela internet. O torpedo reduz ainda mais os custos com a comunicação, pois é oferecido de maneira gratuita por algumas operadoras de celular. A desvantagem está nas limitações de conteúdo que o serviço comporta, são geralmente mensagens curtas que só podem ser enviadas cada uma por vez, ao contrário do e-mail. Mas de grande potencial para o desenvolvimento das tecnologias, pois permitirá deixar o jovem atualizado sobre as principais notícias e mobilizações de seu interesse.
Veja algumas operadoras que oferecem o serviço de torpedo gratuito:
OI,
Claro e
Vivo.
My Space
O mySpace, como o orkut, é uma rede social de comunicação on-line por meio de uma rede interativa de fotos, blogs vídeos, comunidades, fóruns, grupos, e-mail, perfis de usuários entre outros.
Uma das vantagens é atualização contínua de novos recursos, embora como conseqüência gere lentidão no acesso à rede. O diferencial é sua capacidade de hospedar MP3s, o maior público deste site são bandas e músicos que fazem de sua páginas e perfil seu site oficial. Atualmente, há 56 mil bandas do Brasil cadastradas no MySpace. (Disponível no site da
globo.com, 2007).
Outra vantagem desta ferramenta como veículo de informação juvenil é a capacidade de mobilização da juventude que ela oferta, pois uma de suas estratégias de captação de usuários vem por meio de eventos que aglutinam somente internautas cadastrados.
A desvantagem é que este site ainda é recente no Brasil e não disponibiliza ainda uma rede de relacionamentos estabelecida para a juventude, embora disponha de muitas temáticas e grupos de interesse juvenil.
Confira aqui alguns perfis no My Space que é a cara da juventude:
Ministério jovem RCC Brasil – Oficial e
Mallu Magalhães Facebook
Criado em 2004 para estudantes universitários da Harvard, foi se ampliando para diversos estudantes de outras universidades ao redor do mundo. Em 2006 passou a aceitar estudantes secundaristas e empresas. Os usuários podem se juntar em uma rede, colégio ou região geográfica. Enquanto o orkut tem um público jovem mais adolescente, o facebook tem um público de jovens adultos. Segundo Chris Hughes, porta-voz do Facebook, a rede funciona mais como um diretório alicerçado na vida real do que como uma rede social geradora de conexões entre estranhos, este é o grande diferencial dos outros sites.
O potencial desta ferramenta está na possibilidade de se tornar uma plataforma estruturada de redes sociais e ser o maior aglomerador de jovens na internet. (Disponível em
derepente.com.br, 2009). Nos EUA o facebook é o maior site de fotografias, superando o flickr.
Assista este documentário da Discovery Channel com o próprio criador do facebook:
O diferencial desta ferramenta está na sua estrutura, pois ela apresenta uma ramificação de amizades que permite que em pouco tempo você encontre amigos que iria perguntar. Outra vantagem é a facilidade de criação de aplicativos que interagem as redes sociais. Aqui no Brasil o facebook só está disponível numa versão Portugal-Brasil.
Dentre as desvantagens é que o serviço ainda não tem muita popularidade como o My space e o Orkut. Outra desvantagem que revela um potencial é a interface, menos amigável e mais complexa, porém menos pesada, o que possibilita o uso da internet por meio de ferramentas móveis, como celulares.
Conheça alguns grupos juvenis no Facebook:
Juventude Popular e
SCP Juventude Wikipédia
É uma enciclopédia virtual, multilíngüe e on-line, que atualmente ocupa o 4° lugar entre os sites mais acessados do mundo, (Disponível em acessa escola, 2008). O conteúdo do site é escrito colaborativamente por voluntários de todo o mundo. Apesar de ser acessada por pessoas de todas as idades os jovens são os maiores usuários. Umas das vantagens é que a consulta é livre e qualquer pessoa pode postar ou editar informações. Isso tem gerado alguns problemas, pois há alguns casos de vandalismo e imparcialidade; no caso de erros eles são apagados e quando há dúvidas á questão é colocada em discussão. Esta enciclopédia oferece a vantagem de ser uma ótima fonte de informação para qualquer tema, contextualização de fatos e curiosidades.
Para se ter dimensão deste recurso hoje, ela está disponível em 257 idiomas ou dialetos com um total de 7,5 milhões de artigos, dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 2007) e 463.348 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 2009). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projetos, etc. (Disponível em Wikipédia, 2009).
Assista um vídeo sobre wiki.
Veja como funciona o acesso às informações na Wikipédia:
Juventude e
Novas tecnologias de informação e comunicação Twitter
O
Twitter aparece hoje como um dos mais crescentes serviços de mensagens rápidas. Segundo a Wikipédia, ele é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem mensagens, notícias e atualizações pessoais com mensagens de texto de apenas 140 caracteres via SMS, torpedo, e-mail, site oficial ou um programa especializado. Entenda melhor neste vídeo:
Uma das vantagens desta ferramenta está no fato das notícias serem atualizadas em tempo real no perfil do usuário seguindo para todos os seguidores que acompanham o emissor no site. Assim, todos podem saber a todo tempo o que os outros estão fazendo. A única desvantagem está na falta de privacidade, pois todas as conversas que se travam no serviço são públicas, qualquer pessoa pode ler a página de alguém no Twitter sem ter uma conta.
Segundo tabelas disponíveis no site
www.twitterbrasil.org, em fevereiro deste ano, o Twitter aparece, marcando 5,9 milhões de visitantes únicos durante o período, demonstrando que esta ferramenta esta se tornando cada vez mais popular. Contudo, a ferramenta vem sendo subutilizada e vem recebendo várias críticas, veja este vídeo sobre as confusões na tuitosfera:
Um dos potenciais desta ferramenta está na capacidade que ela possui para divulgar diversas ações, informações e notícias interessantes por dinamizadores e divulgadores de informação juvenil num ritmo rápido, que chegam antes no twitter que na televisão ou no rádio. Outro dado importante é que a média de idade dos brasileiros que acessam o serviço é de 26,4 anos, ou seja, a maioria dos que acessa o site são jovens, há uma maior chance de se atingir o público alvo quando optar por esta ferramenta. (disponível na matéria da revista época) É uma ferramenta que no Brasil está sendo utilizada por muitas pessoas ligadas ao mercado da comunicação e especialistas em tecnologia, portanto se mostra interessante para todos os que se propõe a serem divulgadores de informação juvenil.
Assista a este vídeo no youtube e descubra o que é o mundo real pelo
twitter.
Delicious
Segundo a Wikipédia, este site oferece um serviço on-line que permite que você adicione, pesquise, compartilhe e catalogue os sites e links preferidos para que se possa acessá-los de qualquer lugar por meio de palavras chaves (tags). Os amigos e membros das comunidades podem visualizar os favoritos públicos. O
Delicious é uma ferramenta potencial, pela capacidade de criar um armazenamento de informações importantes para jovens, discussões, notícias e pesquisas para os dinamizadores e divulgadores de informações sobre juventude.
Aqui no Brasil ele ainda não este bem consolidado, mas já existe um site com uma proposta bem parecida, um diretório de links que só conta ainda com 2500 usuários, o nome do site é o
Linkou. Este site divulga diversas temáticas e categorias que colocam uma opção mais fácil de construir ente os agentes de informação juvenil.